Da série “quando pensamos já ter visto de tudo”, vem aí: orações - pasmem! - na vida real para Odete Roitman, interpretada por Débora Bloch em "Vale Tudo". É sério! Nesta semana, o padre Cléber Pagliochi precisou se pronunciar nas redes sociais após receber pedidos inusitados de fiéis envolvendo a morte da vilã mais poderosa da teledramaturgia brasileira. É mole?
Responsável pela Paróquia São Daniel, na cidade de Seara, em Santa Catarina, o religioso publicou uma nota no Instagram negando qualquer solicitação de oração por Odete. E mais: pediu para que a ficção não tome o lugar da “compaixão verdadeira” do Evangelho. “Queridos irmãos e irmãs, diante das inúmeras mensagens que venho recebendo, informo que não estarei atendendo pedidos de oração pela Odete Roitman”, escreveu.
“Trata-se de uma personagem de novela e, por mais marcante que seja na memória popular, a oração cristã deve sempre se dirigir a pessoas reais e a situações concretas de nossa vida e fé. Sigamos rezando pelos que sofrem, pelos que lutam, pelos que precisam de consolo e esperança — e também para que a ficção nunca substitua a compaixão verdadeira que nasce do Evangelho”, completou o padre.
Nos comentários, internautas reagiram com perplexidade. Alguns criticaram a atitude dos “fiéis”, enquanto outros debocharam da situação. “Oração pra quem faz um pedido desse pro padre”, ironizou um perfil. “Oxi? Cadê o senso? kkk”, perguntou outro. “Estamos no fim dos tempos! Pessoas que fazem esse tipo de pedido precisam de um psiquiatra urgente! Emissoras como a Globo tinham que sair do ar pra evitar esse tipo de coisa!”, opinou mais um usuário.
“É preciso refletir sobre o que realmente está por trás desse tipo de situação... Considerando que Odete Roitman foi a maior vilã da teledramaturgia brasileira até hoje... Qual é o vilão de hoje que se esconde nas entrelinhas e, assim como ela, é amado e idolatrado? Fica o questionamento!”, escreveu um internauta. “A mente humana tá maluca mesmo”, resumiu outro.
A morte de Odete Roitman (Débora Bloch) movimenta a reta final do remake de "Vale Tudo", exibido no último dia 6 de outubro, em cenas gravadas no Copacabana Palace e cercadas de mistério. Entre os principais suspeitos estão César (Cauã Reymond), Celina (Malu Galli), Heleninha (Paolla Oliveira), Maria de Fátima (Bella Campos) e Marco Aurélio (Alexandre Nero).
Nos próximos capítulos, Heleninha confessará o crime acreditando ter matado a mãe após uma noite de bebedeira, enquanto Celina assumirá a culpa para protegê-la, levantando novas dúvidas sobre quem realmente matou a vilã. O mistério só será desvendado no último capítulo, em 17 de outubro, quando o público também descobrirá se Odete está, de fato, morta. Na sequência, a Globo estreia "Três Graças", nova novela de Aguinaldo Silva.